domingo, setembro 09, 2007

Blogantologia(s) II - (47): SOS, Mare Nostrum




Lourinhã > Praia da Peralta > 8 de Setembro de 2007

Fotos: © Luís Graça (2007). Direitos reservados.


SOS, Mare Nostrum

Poderei não suportar
O dia em que o mar
Se retirar da minha praia.

Poderei adoecer
Ou até mesmo morrer
Se me tirarem o mar
Da minha rua.
E o pôr do sol
Sobre a linha do horizonte da minha janela.
E o cheiro a maresia
No meu almofariz de cheiros.
E as neblinas matinais
Lavando os meus olhos.

Não sei se conseguiria fazer o luto
Do Mar Morto.

Emigrarei para o hemisfério sul
Quando me tirarem o mar do Norte,
O mar do Serro,
O Mare Nostrum,
As Berlengas ao fundo,
O vento nos canaviais
Na Praia do Zimbral.

Posso gostar das tuas montanhas
E das tuas albufeiras
E das tuas florestas de carvalhos,
Da gente rude e franca do Norte,
Mas preciso de regressar ao Sul,
De vez em quando,
Para respirar como as baleias.

Um exército de lapas
Move-se de rocha em rocha
Como sinal premonitório
Da transmigração do mar.


Praia da Peralta,
8 de Setembro de 2007

Sem comentários: